Lojas Virtuais

A loja virtual é um website que permite realizar todo o processo de negociações de compras e de vendas de produtos ou de serviços por meio da internet.

Aprender como montar uma loja virtual não tem mistério, mas exige bastante esforço. A criação do e-commerce vai desde a pesquisa de mercado e o planejamento financeiro à definição do servidor e plataforma utilizados para colocar a loja no ar.

Afinal, criar uma e-commerce demanda pesquisa de mercado, planejamento financeiro, definição de servidor, plataforma e template, divulgação e atendimento ao cliente.

Atualmente, o brasileiro tem diversas opções de lojas para comprar pela internet, acessando o website ou baixando o app do estabelecimento.

Nos últimos anos, a democratização do acesso à internet no Brasil e no mundo fez com que o número de lojas virtuais aumentasse. Esse crescimento vem como uma consequência direta do progresso no número de usuários navegando na rede.

Atualmente, o comércio eletrônico conta com 80 milhões de consumidores brasileiros, o que faz do Brasil o terceiro país do mundo que mais realiza compras pela internet. O cenário, que já era positivo, foi intensificado apartir de 2020.

Clientes Atendidos
Pessoas Felizes
Projetos executados
Anos Profissionais

O que você precisa para ter uma loja virtual?

1 – Escolha um domínio (https://www.seudominio.com.br/);
2 – Contrate uma empresa de hospedagem (OCP);
3 – Crie um projeto com a estrutura de plataforma para sua e-loja (OCP);
4 – Contrate um design e comunicação para desenvolver o layout/template e programação de sua e-loja (OCP);
5 – Desenvolva conteúdos de qualidade, inserção de produtos, regras de negócios, regras de envios, regras de entregas, regras e formas de pagamentos, formato de atendimento e logística (OCP);
6 – Teste em todos os navegadores (OCP);
7 – Publique sua loja virtual (OCP);
8 – Desenvolva um planejamento de manutenção (OCP);
9 – Acompanhe os acessos, visitantes, conversão de resultados através de ferramentas de análise (OCP);
10 – Anuncie e faça um plano de marketing digital para sua loja virtual (OCP).

Como funciona uma Loja Virtual

Você provavelmente já sabe o que é uma loja virtual, aquele site onde você pode colocar seus produtos à venda e os clientes podem compra-los via internet, sem sair de casa. Mas como acontece todo este processo, desde o primeiro clique até a chegada do produto no endereço indicado?

Primeiro de tudo, você tem que escolher uma empresa qualificada para ajuda-lo a criar seu site através de uma plataforma de e-commerce. Essa ferramenta permitirá que você personalize seu espaço do jeito que achar mais conveniente, criando categorias e cadastrando produtos.

Você tem que se certificar de que tem todos os produtos que está anunciando em estoque existem fisicamente, para não frustrar os compradores.

Quanto tudo estiver pronto, você tem que começar a divulgar sua loja, para que os clientes saibam que seu negócio existe. Você pode usar várias estratégias, incluindo blogs, redes sociais, e-mail marketing, links patrocinados e otimização para buscas. No entanto, a OCP pode apresentar todas estas opções de publicidade em outra proposta.

Você conseguiu atrair um cliente até sua loja. Agora, ele vai começar a navegar pelo seu site e colocar suas compras em um carrinho virtual, podendo navegar por outras páginas e escolher outros produtos sem perder aqueles que já separou.

Depois de ter escolhido tudo que quer comprar, o cliente vai para o checkout, etapa de finalização da compra.

Lá ele vai revisar todos os produtos que serão comprados, valores, prazos de entrega e informações sobre o frete. Se tudo estiver ok, é hora de pagar e concretizar a transação.

A OCP integra modalidades de pagamentos de acordo com o perfil do cliente, oferecendo sistemas com várias opções de pagamento para o cliente (boleto, cartão de crédito, débito em conta, depósito, dinheiro e por aí vai) e garantia de segurança na transação.

Depois que o cliente paga, você recebe um alerta para dar continuidade ao processo. É responsabilidade do lojista separar o produto, embalá-lo e despachá-lo para o cliente, usando o sistema de entrega que achar mais eficiente.

Nossa plataforma envia e-mails para o cliente a cada etapa do processo (recebimento do pedido, aprovação do pagamento, liberação do produto para entrega e por aí vai).

No final do processo, a empresa de transporte indicada encaminha a compra para seu cliente!

Na plataforma usada pela OCP, o lojista pode contar com um painel de controle para monitorar todo o processo de venda e rastreio do produto. A vantagem de ter um recurso como esse é que, assim como o painel de um carro, você consegue prever quando precisará “abastecer” seu estoque, por exemplo.

Principais módulos da Loja Virtual

  1. Sistema de pagamentos online e antifraude: o sistema de pagamento é responsável por receber o pedido de venda e informar o seu status de pagamento (“em análise”, “aprovado” ou “reprovado”, por exemplo). Além disso, o sistema de antifraude verifica a veracidade destes pagamentos, identificando possíveis fraudes. Estes sistemas são chamados de “gateways de pagamento” e oferecem a possibilidade de receber pagamentos via cartão de crédito, boletos, depósitos bancários etc.
  2. Sistemas de segurança: responsáveis por garantir a segurança da navegação do cliente na loja virtual. Os mais conhecidos são o Certificado de Segurança SSL (Secure Socket Layer) que codifica os dados que circulam entre o usuário e o site e o Scan de Aplicação e IP, responsável por “escanear” seu site a procura de falhas para corrigir.
  3. Sistema de gestão de estoque e pedidos (backoffices ou ERPs): responsável por armazenar os produtos cadastrados e informar a quantidade de produtos disponíveis no estoque. Esses sistemas também ajudam o lojista na conferência, separação e empacotamento do pedido (processo chamado de picking and packing), bem como a emitir etiquetas de envio e notas fiscais.
  4. Sistema logístico e de entrega: responsável por coletar as encomendas da loja online e realizar a expedição e a entrega do produto nas mãos do cliente. Alguns exemplos de sistemas que fazem isso e podem estar integrados à loja são os Correios e as transportadoras privadas.

Porque ter uma Loja Virtual?

Investir em uma loja online é uma ótima estratégia para ganhar dinheiro na internet porque o e-commerce é um segmento em ascensão. Ao entender o que é uma loja virtual e como ela funciona é possível perceber que o comércio eletrônico segue uma mudança de comportamento no consumo das pessoas.

Por oferecer comodidade para quem compra, as lojas virtuais já são o canal de comércio preferido pela maioria dos consumidores brasileiros. Além disso, graças ao crescimento do acesso à internet e do uso de smartphones, as pessoas passam mais tempo conectadas e as vendas online crescem ano a ano.

Poder comparar preços ou economizar tempo são algumas das vantagens que mais atraem os consumidores. Veja outros motivos que fazem os consumidores preferirem comprar online, segundo o Google:

  • Preços e promoções atraentes
  • Prazo de entrega curto
  • Opção de retirar na loja
  • Boas condições de pagamento
  • Parcelamento

Vantagens de ter uma Loja Virtual

Criar uma loja online tem diversos pontos positivos. Entre eles está o custo inicial menor que o de uma loja tradicional. Ao contrário de quando vamos abrir uma loja física, abrir uma loja virtual é um pouco mais simples e exige investimentos iniciais menores.

Enquanto na loja física é preciso escolher uma boa localização e gastar com aluguel e reformas do prédio ou sala comercial, no e-commerce esses custos podem ser reduzidos ao registro de um domínio e à uma hospedagem de sites ou plataforma de e-commerce. Ainda que isso represente apenas uma parte do processo de criação da loja virtual, já dá para ter uma noção de como as modalidades são diferentes.

É claro que também precisará investir no seu próprio estoque. Porém você pode fazer isso de forma gradual, enquanto o seu negócio cresce. Ou até mesmo pode começar vendendo no modelo dropshipping. Neste tipo de venda online, você recebe o pedido primeiro e solicita o produto ao fornecedor depois.

Outro motivo para abrir uma loja online é poder expandir as barreiras de localização e alcançar consumidores fora da sua região. Enquanto na loja física você estará sempre limitado aos clientes do seu bairro ou cidade, na internet não há limites para vender seu produto ou serviço.

Por fim, abrir uma loja virtual é ter a oportunidade para trabalhar em casa, investindo poucos recursos no início da operação. Assim, enquanto na loja física só é possível trabalhar em horários determinados, na internet ela funciona como um negócio “aberto” 24 horas.

Vamos fazer uma transformação digital

Terceirizar tecnologia de ponta gera redução de custos e aumento exponencial da produtividade.